Globo.com

Kombi do futuro, Volkswagen ID. Buzz é elétrica e tem visual cult, mas está longe do Brasil

Disponível nas versões de passageiros e de cargas, van quer resgatar particularidades do modelo original, que saiu de linha em 2013

Foto 1

Saudades da Kombi? Ela está de volta, agora com outra roupagem e proposta, mas sem deixar de lado aquele arzinho retrô que conquistou milhões de consumidores. Elétrica, a van segue a linha dos veículos da Volkswagen alimentados por bateria, a família ID. Seu nome? ID. Buzz (pronúncia que em inglês é a mesma de bus, ou ônibus).

Há alguns anos a marca alemã ensaia lançar alguma alternativa de furgão para substituir a “Velha Senhora” - o primeiro conceito foi revelado em 2017 -, mas só depois de quase 10 anos fora do mercado (a Kombi saiu de linha em 2013 por não se adequar às novas exigências de legislação) a ID. Buzz vai finalmente estrear.

Foto 2

As vendas na Europa estão marcadas para o segundo semestre deste ano, tanto na versão para cinco ou seis passageiros quanto na de carga - posteriormente chegará a opção com entre-eixos alongado e sete ou oito assentos. Nos EUA, o lançamento deve ocorrer só em 2023. O mercado brasileiro, por ora, está fora dos planos, segundo a Volkswagen do Brasil.

Uma versão chamada Camping também deve ser apresentada em breve, uma espécie de motorhome compacto para os mais aventureiros, além de uma configuração exclusiva para táxis. A partir de 2025, a ID. Buzz será usada ainda para serviços de táxi autônomo na Alemanha.

Download das Imagens